Marte e Saturno viraram retrógrado este fim-de-semana.
E o que significa isto, como se traduz na prática e como aproveitar criativamente este momento?
Marte, deus da guerra, representa simbolicamente a afirmação da vontade pessoal, o impulso guerreiro que nos impele para a concretização dos nossos desejos.
Neste momento Marte atravessa o signo de Balança, um território regido por Vénus, deusa do amor, um signo de equilíbrio e harmonia onde Marte não está nada confortável. Ou seja, o nosso impulso de afirmação terá que integrar a graciosidade refinada de Balança e aprender a dançar a par, sintonizando-se com o movimento do outro. Tarefa difícil para Marte, mas em vez de ficamos paralisados, sentindo-nos como um “elefante numa loja de porcelana” a proposta é aprender a dançar o tango!
Agora que Marte virou retrógrado ficaremos mais sensíveis e atentos à forma como lidamos com a agressividade, a nossa e a dos outros.
Sugestões para este trânsito: reflectir antes de agir; medir consequências; estar mais atento; ouvir mais; procurando ser mais justo e equilibrado na forma de agir. Cada um de nós sentirá este desafio de forma particular, vivendo os seus efeitos na área de vida representada pela casa do seu mapa onde se encontra Marte (27º Balança). No caso do Saturno, falamos de ordem e estrutura. Este planeta simboliza o esqueleto e a pele que nos dá forma e solidez. É claro que este princípio também nos limita e condiciona, mas sem ele nada seria possível construir e sustentar.
Neste momento Saturno transita por Escorpião, signo de intensidade emocional, profundidade, poder e transformação. É neste território que precisamos continuar a trabalhar para construir estruturas eficazes, sustentáveis, e que permitam ao mesmo tempo a flexibilidade necessária para enquadrar os conflitos inerentes aos nossos processos de desenvolvimento. A rigidez intolerante e o controlo repressivo são a resposta mais instintiva, mas a menos útil, pois a protecção que nos proporciona tem o preço do isolamento e da amargura. Só trabalhando seriamente e com honesta determinação nas nossas vulnerabilidades poderemos encontrar chão sólido. Este é um processo que começou em Outubro de 2012 e no qual temos estamos muito envolvidos.
Com Saturno a virar retrógrado é altura de fazer um ponto da situação e se necessário restruturar os nossos planos. O que não é sustentável não poderá vingar a longo prazo e temos agora a oportunidade de reformular as nossas abordagens e estratégias. Isto a nível de organização política e social, na dimensão colectiva, e de estrutura profissional, familiar e emocional no plano individual.
Sugestões para este trânsito: reavaliar planos e estratégias; definir metas de longo prazo; estabelecer limites saudáveis face aos outros; gerir de forma responsável os impulsos instintivos. Também aqui cada um terá o seu campo de trabalho específico consoante a casa do seu mapa onde Saturno se encontra (23º Escorpião). Para quem conhece o seu mapa deixo algumas dicas relativamente às casas: CASA 1 – afirmação face ao mundo; percurso individual CASA 2 – recursos; valor próprio CASA 3 – aprendizagem; comunicação CASA 4 – família; lar CASA 5 – expressão criativa; prazer próprio CASA 6 – trabalho; rotinas CASA 7 – relações de um-para-um; parceiras CASA 8 – intimidade; valores partilhados CASA 9 – viagens; conhecimento CASA 10 – carreira; status social CASA 11 – amizades; comunidade CASA 12 – introspecção; espiritualidade Se desejar saber como estes e outros eventos astrológicos o desafiam particularmente e quais as oportunidades de crescimento que neste momento tem perante si, pode marcar uma consulta comigo aqui.
2 Comments
|
Categorias
All
Arquivo
May 2018
|