O Sol já segue bem no centro de Carneiro e a Primavera é bem visível nos dias de sol e calor que temos tido. Bem identificável é também o clima impetuoso e dinâmico que vivemos do ponto de vista psicológico, tão em correspondência com a simbologia deste signo de fogo.
Como primeiro signo do zodíaco, o propósito de Carneiro é a iniciativa e o arranque, posicionando-se para a conquista com coragem e determinação. Estamos, assim, numa altura do ano em que o desejo de afirmação, de chegar primeiro e de vencer, é a tónica predominante. Ora com toda a conjuntura social, económica, política, e os desafios de consciência colectivos que temos vindo a atravessar nos últimos tempos, a pressão é muito grande e com a passagem do Sol por Carneiro é de esperar que surjam muitos conflitos e os já existentes se agravem.
No dia 7 o Sol opõe-se a Júpiter, no dia 9 faz quadratura a Plutão, e no dia 14 junta-se a Úrano, ou seja, na primeira metade deste mês irá activar a quadratura T de que tenho falado em relatórios anteriores. Traduzindo para português: será muito difícil chegar a acordo entre partes conflituantes sem uma tomada de consciência e uma profunda mudança de padrões. De outro modo assistiremos ao entrincheiramento das posições, seguidos de ataques destrutivos, ancorados na visão parcial de cada uma das partes: Carneiro alimenta-se do conflito e pode ser bem teimoso na sua determinação (falo da qualidade deste signo e não propriamente das pessoas que nasceram nesta altura do ano). Como teremos Marte em Touro até 21 de Abril, a obstinação e a resistência serão bastante fortes.
Mas, como falei, o conflito também pode trazer consciência e transformação: seja pelo esclarecimento das vontades e desejos de cada um, seja pelo impulso para agir e tomar decisões. O caminho do Sol pelos vários aspectos nesta primeira metade do mês, ajuda-nos a perceber a dinâmica: primeiro a escalada da discórdia à medida que o posicionamento de uma das partes produz no outro uma resposta contrária, por polarização de valores (oposição a Júpiter); esta escalada atinge proporções mutuamente aniquiladoras e obriga a uma catarse purificadora, em que cada uma das partes confronta os seus impulsos destrutivos, motivados sobretudo pelo medo de ser subjugado, e, no melhor dos cenários, abre mão do seu desejo de aniquilar o outro (quadratura a Plutão); a libertação e a mudança acontecem, no respeito pela diferença e pela liberdade mutua (conjunção a Úrano). É interessante notar que, logo no dia 15, Vénus fica directa, em Peixes e conjunta a Quíron, mostrando a oportunidade de cura e reparação nas relações que este processo pode trazer. Isto não serão "favas contadas" mas algo que poderemos trabalhar para colher.
No dia 19 o Sol entra em Touro e seguimos para uma fase diferente, em que as qualidades da estabilização e da geração de abundância irão tomar a primazia. A Lua Nova de Touro acontecerá no dia 26, altura em que estas qualidades ganharão mais alicerce. Além deste percurso do Sol ao longo deste mês, gostaria ainda de destacar outros eventos astrológicos importantes, como a mudança de direcção de um grande numero de planetas nos próximos 15 dias. Dia 6 Saturno fica retrógrado e dia 10 será a vez de Mercúrio começar a “andar para trás”. No dia 15 Vénus fica directa, como já tinha referido, e no dia 20 é Plutão que fica retrógrado. Todas estas mudanças trarão com certeza muitas alterações, revisões, reestruturações e, naturalmente, complicações. Será por isso conveniente mantermo-nos flexíveis e atentos, para não sermos apanhados sem alternativa quando os contratempos se fizerem sentir. Mercúrio permanecerá retrógrado até 3 de Maio. Abril promete assim ser um mês intenso e cheio de dinamismo, que poderemos aproveitar para alavancar projectos e tomar decisões. A partir de dia 20 as tensões aliviarão bastante, assinalando um período mais lento e com alguma fluidez. Até lá, usufruamos do fogo criativo e vigoroso de Carneiro que sempre nos enche de paixão pela Vida. Um excelente mês de Abril!
6 Comments
|
Categorias
All
Arquivo
May 2018
|