Em Maio avançamos pela Primavera, com o Sol em Touro já desde o dia 20 do mês passado. A calma paciente e a serena tranquilidade deste signo têm demorado a fazer-se sentir, talvez devido ao facto de Vénus, o planeta que rege Touro, manter-se no signo de Carneiro, indicando assim que teremos uma tónica mais inquieta e beligerante nestas pastagens taurinas de Maio.
Mercúrio virou directo no dia 3, também em Carneiro, promovendo mais velocidade e fluidez nos assuntos do dia-a-dia, outro factor que pressiona a marcha lenta do Touro a acelerar o passo, o que normalmente resulta em obstinada resistência e procrastinação reactiva, pois o que apetece nesta altura é “sopas e descanso”. Mas se deixarmos acumular afazeres, a pressão irá aumentar e o tão apetecido repouso depressa se tornará em stress desesperante.
Equilíbrio é também necessário no que respeita a gastos materiais e indulgências de toda a espécie, que nesta época de Touro nos inflamam o apetite: o que é doce no momento pode amargar mais tarde. O segredo pode estar em refrear a impulsividade e adiar um pouco a gratificação dos anseios, ponderando e avaliando criteriosamente os investimentos. Como a energia é muita, porque não empregá-la em conquistar o melhor negócio em vez de ceder ao desejo imediato? Afinal, saborear sem pressas é o segredo do desfrute sensual de Touro.
No dia 10, a Lua Cheia em Escorpião ajudará a por em perspectiva os apetites taurinos, temperando-os com a dose necessária de desapego e auto-sacrifício, para que a abundância seja fértil em sentido e se abra espaço para a cura de excessos e desarmonias.
Nessa altura, Mercúrio junta-se a Úrano e faz trígono a Saturno, o que nos abre a possibilidade de implementar de ideias novas e fazê-las vingar. Mas com Marte a fazer quadratura a Neptuno, no dia 11, o plano de ação pode mostrar-se caótico e confuso, sendo aconselhável estarmos particularmente atentos para não perdermos o foco e a concentração. O trígono que Marte faz simultaneamente a Júpiter, pode levar-nos a confiar no optimismo e a não vermos atitudes e consequências de forma objectiva. Dia 16, Mercúrio transita para Touro e no final dessa semana, no dia 20, é a vez do Sol avançar para Gémeos. Com esta combinação teremos uma continuidade do clima taurino, já que é Mercúrio que rege Gémeos. Apesar de entrarmos num período mais focado na expressão mental e na comunicação, com este planeta regente em Touro, as dinâmicas podem assumir um carácter mais lento e ponderado. Nessa altura, Saturno e Úrano fluem num grande trígono, abrindo a porta para conciliar o novo com o velho, o progresso com a tradição, a genialidade criativa com a sabedoria da experiência comprovada. É assim um bom momento para lançar algumas pontes reparadoras entre os sistemas instituídos e a vontade de mudança. Mas para levarmos a bom porto esta abertura conciliadora, teremos que ultrapassar obstáculos que se apresentam ao nível das relações e da mediação diplomática, onde a tónica individualista, em busca de auto-afirmação, continua a imperar. Mesmo a fechar o mês, no dia 29, Marte opõe-se a Saturno, o que pode trazer alguma frustração ao nível da acção, ao sermos confrontados com obstáculos que testam a nossa determinação e nos impelem a desenvolver maior disciplina e foco na sua superação.
Além destes trânsitos, este mês é também palco de um evento importante e de carácter mais abrangente: a mudança de signo dos Nodos Lunares (também conhecidos como “cabeça e cauda do dragão”). Estes Nodos formam um eixo que nos aponta a direcção do caminho evolutivo que colectivamente vamos trilhando. Desde Novembro de 2015 que o rumo tem sido na direcção de Virgem, ou seja, do rigor mental, do aperfeiçoamento, do detalhe, da practicidade, do serviço, da humildade. Agora, e até Outubro de 2018, a direção aponta para Leão, mostrando que a criatividade individual, a autenticidade, a liderança e a nobreza de carácter são os temas a desenvolver e integrar nesta nova jornada de ano e meio.
Desejo-lhe um excelente mês de Maio!
7 Comments
|
Categorias
All
Arquivo
May 2018
|