Entramos em Novembro com o Sol a transitar pelo signo de Escorpião. Já desde 23 de Outubro que a intensidade deste trânsito anual se faz sentir. É uma altura do ano em que somos convidados, ou talvez mesmo impelidos, a mergulhar na profundidade emocional característica de Escorpião. Tivemos um período anterior em Balança bem expansivo, com muita abertura, sobretudo no que se refere a parcerias e relações. Agora encontramos neste período de Escorpião a necessidade de assimilar tudo o que convidamos a fazer parte da nossa realidade.
Esta fase escorpiónica do ano é também o momento propício para limpar a casa do ponto de vista emocional. Mas esta limpeza é profunda e numa primeira fase será preciso desarrumar e desconstruir para chegar a todos os recantos. Naturalmente isto provoca stress e resistência quando se trata de mexer em coisas que preferimos deixar quietas, por receio do que poderemos encontrar por debaixo das mesmas, ou simplesmente porque estamos habituados a uma determinada ordem e não vemos como a mudança nos pode beneficiar. Mas a verdade é que ignorar um problema não o resolve, e nesta altura isso é bem claro. O lixo que não deitamos fora torna-se tóxico e acaba por contaminar tudo o resto. Assim, os verbos do momento são transformar, limpar, purificar, e, essencial no processo, desapegar.
Mas nem sempre a resistência à mudança é o grande desafio desta altura. No extremo oposto, tendência mais comum em quem tem afinidade com Escorpião, podemos debater-nos com a compulsividade e a obsessão, escavando a profundidades onde encontraremos apenas a lama estéril da destruição. Precisamos então de saber reconhecer que o propósito da transformação é recolher o ouro das profundezas para o trazer à superfície, à luz do dia! Neste mergulho, precisamos de reservar fôlego para o regresso, respeitando os limites para lá dos quais este processo perde sentido, e nos coloca em sérios perigos. Apesar desta tónica intensa e pesada que a passagem do Sol por Escorpião nos traz, este mês continua a tendência fluida que caracterizou o mês de Outubro. Isto não significa a ausência de desafios, como bem podemos constatar pelo mês anterior, mas uma tendência facilitada de encontrar caminhos de resolução, ou menos recomendavelmente, de escape.
Destaca-se desde logo a segunda semana do mês com a mudança de signo de 3 planetas: Marte que entra em Aquário no dia 9, Mercúrio que transita para Sagitário e Vénus para Capricórnio, ambos no dia 12. Estas mudanças irão traduzir-se numa maior objectividade e racionalidade, facilitando os processos de desapego, e também maior alinhamento com o propósito da subida à superfície, depois do mergulho na sombria profundidade.
Dia 14 teremos a Lua Cheia de Touro que marca o auge deste período de Escorpião, com a devida tomada de consciência facilitada pelo signo oposto. O potencial é reconhecermos o valor acrescido das transformações pelas quais estamos a passar e encontrarmos aí um ponto de apoio para renascer das cinzas. No dia 17 o Nodo Sul da Lua junta-se a Neptuno em Peixes, um trânsito importante que chega agora ao seu ponto exacto, mas que se vem formado lentamente desde Junho e que ainda se manterá até inicio de 2017. O Nodo Lunar Norte é o ponteiro da direcção evolutiva e o seu oposto, o Nodo Sul, é a herança que necessitamos transformar colectivamente através da polaridade oposta. Neste caso, com o Nodo Norte em Virgem, indica-nos que é através da descriminação objectiva da realidade que podemos abrir novas portas evolutivas, no entanto, com este Neptuno conjunto ao Nodo Sul, teremos uma enxurrada de velhos padrões distorcidos de carácter neptuniano com os quais teremos de nos confrontar e transformar criativamente pelo espírito critico da Virgem, como por exemplo tendências escapistas de toda a ordem que nos desconectam da realidade, os complexos messiânicos de querer salvar o mundo ou de procurar um salvador, a pseudo-espiritualidade inconsequente, os populismos políticos, etc. O Sol entra em Sagitário no dia 21, juntando-se a Mercúrio e Saturno. Veremos então as águas de Escorpião evaporarem-se perante o fogo de Sagitário! E com Júpiter em quadratura a Plutão, exacto no dia 24 (transito que já se vem formando desde o inicio do mês), a fogueira promete ser explosiva. Deveremos cautelar-nos com impulsos ideológicos que facilmente cairão na intolerância e na prepotência. Mesmo a fechar o mês, no dia 29, a Lua e o Sol juntam-se para plantar a semente expansiva e optimista de Sagitário que marcará o período do mês seguinte. Desejo-lhe um excelente mês de Novembro!
2 Comments
Leave a Reply. |
Categorias
All
Arquivo
May 2018
|