No passado mês de Setembro enfrentámos grandes tensões e desafios, e é natural que estejamos exaustos da pressão a que temos sido submetidos na tentativa de gerir todos estes processos. Mercúrio esteve retrógrado durante quase todo o mês, dificultando a reentrada no trabalho e na escola, e a retoma das rotinas do dia-a-dia. Foi necessário um esforço extra para concretizar e materializar, em meio a contratempos, atrasos e acumulação de situações para resolver. Assim que Mercúrio vira directo, já no final do mês passado, de repente tudo acelera e o desbloquear súbito deste fluxo, apesar de ter trazido resolução, arrasta-nos na sua corrente vertiginosa. E é surfando esta onda que entramos em Outubro, o mês da Balança, indicando-nos que é investindo no equilíbrio que nos poderemos manter à superfície, encima da prancha, aproveitando a corrente. Se assim o conseguirmos, esta onda mostra-se promissora, especialmente no que toca à dimensão social, com muitos contactos, relações e parcerias que nos podem abrir oportunidades e trazer novos horizontes.
Comparativamente ao mês anterior, Outubro parece bem mais fluido, a oferecer-nos a possibilidade de recuperar fôlego. Isto se nos soubermos alinhar com a tendência do momento, cujo ênfase, como já vimos, é na cooperação e na parceria. Esta tónica irá sendo reforçada à medida que o mês avança, destacando-se a altura em que Mercúrio entra em Balança no dia 7, fazendo depois a conjunção a Júpiter no dia 11, incentivando ao diálogo e à partilha. A meio do mês, no dia 16, teremos a Lua Cheia em Carneiro, que assinala um checkpoint de consciencialização e avaliação:
- estaremos a cooperar em verdade, ou constrangidos na correspondência de expectativas? - o investimento versus beneficio é equilibrado entre as partes? - estou a aproveitar as oportunidades de crescimento que uma maior abertura aos outros me trariam, ou estou em resistência auto-centrada? - a interação com os outros estimula a minha criatividade e enriquece o meu sentido de individualidade, ou estou a perder de vista a minha vontade própria e a inibir a minha auto-expressão para me harmonizar com os outros e ser aceite?
Estas serão questões importantes a fazer nessa altura, pois com esta abertura e facilidade no estabelecimento de pontes e trocas com os outros, será também possível cairmos em algumas armadilhas e distorções. Desde logo, a óbvia dispersão que se poderá instalar se não colocarmos alguns limites e não aplicarmos discernimento na hora de aceitar convites à parceira e à cooperação. Para quem tem facilidade na dimensão social pode ser uma altura muito favorável, mas há que estar atento para não ficar na superficialidade e na inconsequência, desperdiçando energias em contactos que nada de criativo acrescentam a nenhuma das partes.
Sendo este o mês da Balança, com toda esta energia venusiana no ar, obviamente não poderia deixar de destacar a dimensão romântica, que promete muitos encontros e envolvimentos amorosos. Promete, claro, pois falo apenas da tendência: nada está garantido à partida sem a nossa participação, consciente ou inconsciente. Neste tema do romance, a partir de dia 18, altura em que Vénus entra em Sagitário, o clima ficará mais escaldante e puxará fortemente para a aventura e a ousadia. No dia 23 o Sol ingressa em Escorpião, trazendo uma tónica mais emocional e de mergulho na profundidade. Mercúrio segue-o dia 24, reforçando o tema da intensidade emocional, e no dia 30 teremos a Lua Nova de Escorpião, no dia em que Vénus se casa com Saturno. Acabamos assim o mês com uma conjuntura mais densa e a pedir entrega consistente e compromisso no que respeita aos relacionamentos, acordos e parcerias. Espero que possa aproveitar da melhor forma este mês de Outubro!
0 Comments
Leave a Reply. |
Categorias
All
Arquivo
May 2018
|